Notícia

teatro

Eunice Muñoz celebra 90 anos de vida... 77 dedicados ao teatro! Recorde os seus amores e o drama da doença

A veterana é uma das atrizes mais conceituadas da história do teatro nacional.
30 de julho de 2018 às 10:09
Os 90 anos de Eunice Muñoz
eunice munoz
Na juventude
eunice munoz
Eunice Muñoz
À revista 'TV Guia', Eunice Muñoz revela que, devido à reforma reduzida, tem de continuar a trabalhar
Eunice Munoz
eunice munoz
Eunice Muñoz fotografada no Teatro Nacional D. Maria II, a sua "casa" ao longo de várias décadas
Eunice Muñoz
eunice munoz
eunice munoz
eunice munoz
eunice munoz
eunice munoz
Eunice Muñoz
Eunice Munoz
eunice munoz
Eunice Muñoz
eunice munoz
eunice munoz
Eunice Muñoz celebra esta segunda-feira 90 anos de vida. A lendária atriz do teatro nacional tem uma das mais longas carreiras do nosso país, contando já com uns impressionantes 77 anos dedicados à arte da representação.

Na vida pessoal, Eunice viveu grandes amores ao longo das décadas; com apenas 19 anos, em 1947, casou-se com o arquitecto Rui Ângelo de Oliveira do Couto, de quem teve uma filha. Em 1956, casou pela segunda vez, com o engenheiro Ernesto Borges, tendo 4 filhos deste casamento. Nos anos 60, casou pela terceira vez, com o poeta António Barahona da Fonseca, de quem teve outra filha.

...
Com a neta Lídia
Sofreu ainda um duro golpe recentemente: em 2013 foi-lhe diagnosticado um cancro na tiróide, e esteve muito perto de perder a voz, um dos instrumentos mais preciosos da sua profissão. Acabou por se submeter a tratamentos de quimioterapia e conseguiu recuperar a saúde.

Eunice Muñoz nasceu na Amareleja, no Baixo Alentejo, no seio de uma família de atores. Estreou-se no teatro com apenas 13 anos, no Teatro Nacional D. Maria II, fazendo parte do elenco da peça "Vendaval", de Virgínia Vitorino (1895-1967), com encenação de Amélia Rey Colaço e Robles Monteiro.

...
Na juventude
Ao longo das décadas, Eunice Muñoz interpretou inúmeros dramaturgos como Sttau-Monteiro ("Felizmente há luar"), Raul Brandão ("O gebo e a sombra"), García Lorca ("A casa de Bernarda Alba"), Paul Claudel ("O Anúncio Feito a Maria"), Jean-Paul Sartre ("As troianas"), Bertold Brecht ("Mãe Coragem e os Seus Filhos"), Herman Broch ("Zerlina"), Agustina Bessa-Luís ("As fúrias"), Lídia Jorge ("A maçon"), Maria Velho da Costa ("Madame"), Filipe La Féria ("Passa por mim no Rossio").

É maioritariamente uma atriz de teatro, mas fez 13 filmes e muita televisão nos últimos anos, tendo participado em mais de 10 novelas do pequeno ecrã.

...
É atualmente uma das caras da TVI
Entre as várias distinções da sua longa carreira, recebeu em 2011 a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique, entregue pelo então Presidente da república, Aníbal Cavaco Silva.

Comentários

Comentários
este é o seu espaço para poder comentar as nossas notícias!

Mais Lidas

+ Lidas

Instagram

Instagram

Newsletter

Newsletter

Subscreva a newsletter e receba diáriamente todas as noticias de forma confortável

;