Ana Ni Ribeiro
Ana Ni Ribeiro 'A Nitricionista'

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10 dicas para a gravidez

O corpo da grávida sofre alterações de modo a assegurar a vitalidade do feto. O plano alimentar tem de cobrir as necessidades de ambos, bem como preparar o parto e a amamentação.
01 de maio de 2017 às 07:00

A alimentação de uma mulher grávida não precisa de ser especial, deve ser como para todas as pessoas: equilibrada e variada. O corpo da grávida sofre alterações de modo a assegurar a vitalidade do feto. O plano alimentar tem de cobrir as necessidades de ambos, bem como preparar o parto e a amamentação.

O ideal é a grávida ganhar entre 9 e 12 quilos. Para tal, é preciso um pequeno suplemento de energia, mas só a partir do segundo trimestre. Em geral, bastam cerca de 300 calorias a mais por dia. 

Nalguns casos, as recomendações podem ser diferentes, por exemplo, devido ao peso da mãe antes da gravidez. Por isso, este aspecto é vigiado pelo médico e nutricionista durante a gestação. 

É fundamental que a grávida se sinta em forma e saudável, aumentando apenas o peso indicado, tendo em conta a sua estrutura corporal. Para tal, é muito importante que siga estas dicas.

1. Não dê demasiada importância ao aumento de peso semanal, mas lembre-se do seu objetivo final e mantenha-se activa.

2. Nunca salte refeições, pois necessita de repor energia regularmente.

3.  Aposte em vários legumes. Isto vai saciá-la e ao mesmo tempo fornecerá fibras e nutrientes para si e para o bebé.

4. Dê atenção ao tamanho das doses e aos alimentos que ingere: não tem de comer por dois.

5. Beba muita água. Limite o consumo de refrigerantes e bebidas ricas em açúcar, pois têm muitas calorias.

6. Aumente as fontes de ferro e cálcio na sua alimentação.

7. Para combater os enjoos, coma pequenas quantidades com regularidade.

8. A prática de exercício físico durante a gravidez melhora a saúde e ajuda a controlar o possível aumento de peso exagerado.

9. Varie sempre que possível os alimentos.

10. Coma hidratos de carbono complexos com regularidade, para evitar um cansaço maior e quebras de energia. 

 Suplementação diário em iodo   

As mulheres que estão a planear engravidar, grávidas ou a amamentar devem receber um suplemento diário de iodo sob a forma de iodeto de potássio (150 a 200 microgramas), desde o período pré-concecional, durante toda a gravidez e enquanto durar o aleitamento materno exclusivo, pelo que deverá ser prescrito pelo médico na dose devidamente ajustada.

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