Ana Ni Ribeiro
Ana Ni Ribeiro 'A Nitricionista'

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A sopa

Para além de ser extremamente saciante pelo seu alto teor em fibras, controlando-nos na tentação de exagerar nas opções que se seguem, é rica em sais minerais, vitaminas, água e tem poucas calorias.
22 de maio de 2017 às 08:00

Optar pela sopa como entrada do almoço e do jantar é um dos grandes segredos de quem consegue manter o peso controlado. Para além de ser extremamente saciante pelo seu alto teor em fibras, controlando-nos na tentação de exagerar nas opções que se seguem, é rica em sais minerais, vitaminas, água e tem poucas calorias.

Para substituir a batata use a courgette ou a couve-flor. A primeira tem uma consistência que facilmente se assemelha à da batata, quando adicionada na sopa. É muito pouco calórico, possuindo apenas dezassete calorias por cada cem gramas, e constitui uma excelente fonte de minerais como o magnésio e o ferro. Também a couve-flor pode substituir a batata na sopa pois oferece o mesmo tipo de consistência, sendo muito rica em cálcio e vitamina C.

A combinação de vegetais numa sopa é infindável e depende apenas da sua imaginação.

Deixo duas sugestões: misture courgete, cebola, brócolos, repolho. Passe tudo até obter um creme, no final junte repolho em juliana e deixe cozer. Ou experimente uma sopa de espinafres, couve-flor, abóbora, cebola e alho. Reserve alguns espinafres para juntar após triturar.

Atenção à quantidade de azeite que coloca no final. Um fiozinho, em cru, basta.

Para não ter que estar sempre a fazer sopa pode congelá-la para a ter sempre pronta a consumir.

SOPA FRIAS

Para quem acha que a sopa no verão é um alimento muito quente, pode fazer sopas frias. Além do tradicional gaspacho, há mais opções.

A base
A maior parte dos legumes e frutos de verão contém água suficiente para não necessitar que se acrescente outro líquido. Uma courgete é o suficiente para engrossar a base.


Sopa de morangos com pimenta
A sopa de morangos (600g para 1 litro de leite magro ou bebida vegetal sem açúcar), uma sobremesa clássica, pode servir-se como entrada se lhes juntar cubos de gelo e pimenta acabada de moer.

Sopa de pimentos e amêndoas
Pegue em alguns pimentos verdes e vermelhos, aos quais foram retiradas as sementes, e corte-os em rodelas finas. Leve-os a estufar. Misture puré de amêndoa e um pouco de sal e bata tudo com um iogurte natural magro. 

Sopa de beterraba

Ingredientes (4 doses)

500g de beterraba cozida

Sumo de 2 laranjas

400 ml de água (usei da cozedura da beterraba)

1 iogurte grego (magro e não açucarado)

Pimenta e sal q.b. 

Num liquidificador colocar a beterraba cortada em cubos e o sumo de laranja e triturar tudo. Juntar a água e 1 iogurte, bater novamente até obter uma mistura uniforme.

Na hora de servir distribuir pelas taças e adicionar a cada uma colher de iogurte. Salpicar com pimenta moída na hora.

 

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