Luísa Jeremias
Luísa Jeremias No meu Sofá

Notícia

O bom aluno, o menino querido, a esperta e o professor

Pedro está ótimo: divertido, bonito, a puxar pelos concorrentes. Tipo vizinho do lado amoroso e bem-educado.
10 de novembro de 2019 às 21:55
...
O bom aluno, o menino querido, a esperta e o professor
Vamos falar de concursos. Parece simples apresentar um formato destes? Pois não é! E tudo se deve ao público que, por tradição ou gosto, acompanha este género no pequeno ecrã e tanto pode tornar-se o mais fiel seguidor como desdenhar à primeira se o modelo não lhe agradar. Os concursos funcionam mais ou menos como os jogos de tabuleiro em casa: se nos desafiam ou nos divertem, ficamos. Se forem chatos ou obrigarem a pensar demais... largamos rapidamente.

Nos canais generalistas, a história repete-se. Pedro Teixeira é o grande caloiro do género. É certo que já tinha tido uma experiência, ao lado de Cristina Ferreira. Em 'Mental Samurai', um concurso no qual parece que entramos num parque de diversões com direito a ficar até de cabeça para baixo, o desempenho merece nota mais do que positiva. Pedro está ótimo: divertido, bonito, a puxar pelos concorrentes. Tipo vizinho do lado amoroso e bem-educado. Funcionaria melhor – e daria KO a Manzarra – se a TVI não estivesse a passar por uma fase de rejeição dos espectadores.

...
Pedro Teixeira
Pedro ganha, porém, à sua rival da RTP1, Filomena Cautela, que não consegue, mesmo com piadas engraçadas, convencer com o seu 'Jogo de Todos os Jogos'. Sabe a pouco e falta a parceria com Vasco Palmeirim – o miúdo do Joker, com quem esteve em I Love Portugal. Filomena funciona melhor em dupla, como se sabe desde o '5 Para a Meia-Noite'.

...
filomena cautela
Já Palmeirim, sem convencer, aguenta bem o seu 'Joke'r diário. Mais um miúdo querido, que puxa pelo lado ternurento das mães e avós que testam conhecimentos lá em casa enquanto arrumam a loiça do jantar e se desentenderam com a novela, nos canais concorrentes.

...
Vasco Palmeirim, joker, RTP Foto: Cofina Media
Tudo isto para chegar ao mago, ao professor, ao fenómeno dos concursos: Fernando Mendes, claro! O Gordo, com 'O Preço Certo', programa velho e desgastado, continua a ser o líder incontestado e a bíblia do género.

...
fernando mendes


O que nos faz questionar algumas coisas. A primeira: quem é o público deste tipo de programa e por que razão, em programas de conhecimento, a "estupidificação" funciona melhor do que a inteligência. Pelo menos em audiências.

Mais notícias de No meu Sofá

Em equipa que ganha não se mexe

Em equipa que ganha não se mexe

Se a fórmula 'Quem Quer Namorar com o Agricultor' resultara num simples reality show, por que não dar seguimento no produto mais acarinhado: a novela? Foi o que a SIC fez.

Comentários

Comentários
este é o seu espaço para poder comentar as nossas notícias!
;