Sandro Bettencourt
Sandro Bettencourt Por detrás da Câmara

Notícia

Pedro Lima. O angolano de gema que adorava o mar

Se pudesse voltaria a marcar uma entrevista com o Pedro Lima para o ouvir, com atenção, sem ligar o gravador, tal como aconteceu há 16 anos. Descansa em paz, campeão.
23 de junho de 2020 às 19:03
...
Pedro Lima. O angolano de gema que adorava o mar
Foto: DR

Saio da redação, ainda na rua João Crisóstomo, em Lisboa, para entrevistar Pedro Lima. Na altura, o eterno galã da ficção nacional vestia a pele do padre Romeu, na novela ‘Queridas Feras’. A expectativa sobre esta produção, que acabou por se revelar de enorme sucesso na televisão portuguesa era elevada, daí a necessidade de conseguir verter para o papel muitas novidades sobre a trama. 

"Não vai ser fácil", pensei várias vezes durante a viagem até ao Badoka Park, um parque natural fabuloso, onde se gravaram muitas das cenas da novela. Por entre as notas que trazia numa folha branca recordo-me que destaquei com um sublinhado mais carregado a seguinte frase: Pedro Lima é muito recatado.

O alerta lançado pelo Hugo Alves, ainda hoje jornalista da 'TV Guia', companheiro de muitas batalhas e para mim a maior sumidade jornalística em termos de ficção nacional, era para ser levado a sério. Como iria eu arrancar de Pedro Lima uma notícia exclusiva sobre o projeto? 

Estava muito calor naquela tarde de maio e foi o Pedro que sugeriu conversarmos mais abrigados numa sombra. Pedidos os cafés e ainda sem ligar o gravador faço uma referência ao facto de também ter nascido em Angola como ele.  

A partir daí a conversa acabou por se desmultiplicar em memórias e referências entusiastas à cultura africana que nos moldou o caráter. Num ápice, já estávamos a partilhar o orgulho comum de termos nascido em África, as tardes e noites passadas em família à volta de uma mesa repleta de muita comida e bebida.  

Quase uma hora depois o gravador finalmente começou a trabalhar. Da conversa não resultou nenhuma capa ou manchete para a revista, mas ficou a certeza de ter selado uma relação muito saudável com alguém que se veio a revelar um dos atores mais versáteis e talentosos da televisão portuguesa. 

O facto de ter trabalhado durante muitos anos na melhor revista de televisão do país ('TV Guia') ofereceu-me um mundo que poucos conseguem ter neste meio e deu-me também a oportunidade de me cruzar com os melhores de sempre. 

O Pedro Lima era um deles. À frente e por detrás das câmaras. Conheci o profissional dedicado e acompanhei a grande história de amor que construiu ao lado de Anna Westerlund e dos filhos que tanto amava. 

Se pudesse voltaria a marcar uma entrevista com o Pedro para o ouvir, com atenção, sem ligar o gravador, tal como aconteceu há 16 anos. Descansa em paz, campeão. 

Mais notícias de Por detrás da Câmara

Jornalismo: o "antídoto" para a desinformação

Jornalismo: o "antídoto" para a desinformação

Os jornalistas nunca pararam durante os últimos três meses. Ao lado dos portugueses dignificaram a missão e o compromisso de informá-los ao segundo sobre a Pandemia. Esta crise trouxe consigo a certeza de que a comunicação social é o pilar de qualquer democracia.
Parabéns CMTV!

Parabéns CMTV!

Sete anos depois a CMTV continua na linha da frente com as notícias que marcam a história do país e do mundo. O canal do 'Correio da Manhã' está mais próximo do que nunca dos portugueses na luta contra o Covid-19.
E agora, Ronaldo?

E agora, Ronaldo?

Cristiano Ronaldo vive talvez o maior drama desde que o pai faleceu em 2005. A mãe, confidente e melhor amiga continua internada no hospital depois de sofrer um AVC.
O poder da fé

O poder da fé

Na década de 90 Marco Paulo fintou o destino. A crença, a vontade de viver e servir uma autêntica legião de fãs agarraram-no à vida. Agora não será diferente.
Não pode valer tudo!

Não pode valer tudo!

Bastet e João Cabeleira são acusados de abandonar seis cães à fome. O alerta foi dado pelos vizinhos das figuras públicas e denunciado por Maya nas redes sociais. A ex-mulher do guitarrista dos Xutos e Pontapés aceitou explicar a situação, em direto, na CMTV mas desistiu no último segundo.

Comentários

Comentários
este é o seu espaço para poder comentar as nossas notícias!
;